É difícil pensar no Carnaval de Salvador sem imaginar os grandes trios elétricos que percorrem os tradicionais circuitos Barra-Ondina, Campo Grande, entre outros. Apesar de serem símbolos do Carnaval de Salvador, só foram criados bem depois do primeiro carnaval oficial.
Essa e outras curiosidades sobre o trio elétrico serão apresentadas aqui. Contaremos a história dos trios, quem foram seus criadores, qual foi a música que popularizou o som do trio elétrico e muito mais.
Tabela de conteúdo
As principais características do Carnaval de Salvador
Além dos tradicionais trios elétricos, o Carnaval de Salvador é marcado por outras características relevantes. Por exemplo, os principais circuitos do carnaval são Barra-Ondina, Campo Grande e Batatinha.
E a presença de alguns artistas é tão esperada e recorrente que já é considerada parte da tradição do festival. Podemos citar Bell Marques, Ivete Sangalo e Claudia Leitte como artistas que chegaram nesse patamar.
Também não podemos deixar de mencionar a presença da “Pipoca” no carnaval. A “Pipoca” representa a parte gratuita do Carnaval de Salvador. É o espaço do carnaval que é aberto para todos. Não é necessário ingresso ou abadá para isso, basta ir até o circuito mais próximo e acompanhar a multidão.
História e evolução do trio elétrico carnaval
No começo da década de 50, os músicos Adolfo Dodô Nascimento e Osmar Álvares Macêdo, mais conhecidos como Dodô e Osmar, tiveram a ideia de sair pelas ruas tocando músicas em um veículo sem cobertura.
O veículo era um simples carro de quatro rodas, bem diferente e mais simples do que os trios elétricos que temos hoje. Mas ele é considerado o primeiro trio elétrico da história.
Por causa dessa iniciativa, os músicos Dodô e Osmar são homenageados até hoje com os circuitos de carnaval Barra-Ondina e Campo Grande, que recebem os seus nomes.
Curiosidades sobre o trio elétrico
Um relato curioso sobre o primeiro trio elétrico é que ele chegou a quebrar no meio do desfile. Apesar disso, a festa continuou, pois a população começou a empurrar o veículo, que seguiu assim por alguns quilômetros.
Como participar do carnaval
O Carnaval de Salvador é aberto para todo público. Para participar dos principais circuitos, basta localizar a região e seguir a multidão. Mas, se você quiser participar de festas privadas ou entrar em camarotes, é necessário comprar ingressos em pontos de venda oficiais, que podem ser encontrados na internet.
Curiosidades surreais sobre os trios elétricos
Em quais regiões há carnaval com trio elétrico?
O trio elétrico não é exclusivo de Salvador, apesar de ter sido inventado nessa cidade. Há carnavais com trio elétrico em regiões distantes da sua origem, como Pernambuco e Acre.
Os tríos elétricos percorrem quantos quilômetros?
Isso pode variar, a depender do trio elétrico. Os mais tradicionais, como os que percorrem o circuito Barra-Ondina, fazem um trajeto em torno de cinco quilômetros, que dura aproximadamente cinco horas.
O Carnaval de Salvador só existe por causa dos trios elétricos?
Não. O Carnaval de Salvador já existia décadas antes do primeiro trio elétrico. Mas é razoável dizer que o Carnaval de Salvador que conhecemos hoje começou com os trios elétricos.
Quem são os responsáveis pelos trios elétricos atualmente?
No geral, a própria iniciativa privada, como as empresas responsáveis pela carreira dos artistas que se apresentam no carnaval, cuidam de administrar os trios elétricos. E, é claro, é necessário que o trio elétrico seja inspecionado por entidades fiscalizadoras.
Qualquer um pode criar seu próprio trio elétrico?
Não necessariamente. Os primeiros carnavais até que aconteciam de forma independente, sendo apenas algumas pessoas que queriam festejar. Hoje em dia é necessário ter autorização, licenças, etc.
Quais são os trios mais esperados do Carnaval de Salvador?
Os trios que levam artistas tradicionais do Carnaval de Salvador, como Bell Marques, Ivete Sangalo e Claudia Leitte, são sempre os mais esperados pelos foliões.