Um dos ritmos mais populares do nordeste, o maracatu está presente em diversos momentos, especialmente no carnaval. Uma manifestação autêntica com uma batida forte que remete às raízes afro-brasileiras, ele encanta até mesmo os visitantes mais diversos.
O maracatu carnaval pernambuco traz consigo muita história, representando o cortejo entre reis e rainhas com muita dança e roupas típicas, cheias de detalhe e muito luxo. O simbolismo tem muita ligação espiritual e marca boa parte do que as comunidades negras passaram em tempos de escravidão. Um poder incrível que conquista com força até os mais desavisados.
Tabela de conteúdo
Principais características do maracatu
Presente em muitos grupos de maracatu em Recife, o maracatu é super popular. Fácil de reconhecer, possui alguns aspectos bastante característicos. A percussão, por exemplo, bate forte, um ritmo marcante que ecoa de instrumentos como alfaias, caixas, gonguê, agbê e tarol.
Tudo acontece com uma encenação de um cortejo, inspirado nas coroas africanas, incluindo reis, rainhas, feudatários, o porta-estandarte e a dama de paço. Cada personagem tem um papel fundamental na história de maracatu e representa um passo importante para o desenvolvimento do movimento.
As danças acontecem com passos marcados que podem variar de acordo com cada nação, podendo diferir entre o maracatu nação vs rural. É de encher os olhos e o coração de tanta energia!
Uma figura que chama muito a atenção é o caboclo de pena. Com trajes coloridos e cocares suntuosos, eles estão presentes em maracatus de Baque Solto. São um show à parte, de prender a atenção de qualquer um. É uma combinação de muitos elementos incríveis, que demonstram como essa é uma cultura rica.
As origens do maracatu
Os grupos de maracatu no Recife não são algo recente. Eles já existiam por volta do século XVII como uma maneira encontrada pelas comunidades escravizadas de se manifestarem.
Com o intuito de enaltecer as coroações de reis e rainhas do Congo, africanos e seus descendentes, as Nações de Maracatu, recriavam as cenas que tinham na memória.
A cena se popularizou a ponto de ser integrada ao carnaval pernambucano, trazendo para esta festa muito da cultura que esse povo carregava consigo. Uma tradição tão sólida que teve o tombamento da festa determinado como patrimônio imaterial brasileiro pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, o que garantiu não somente a permanência, como também a preservação do movimento.
A influência do maracatu na música brasileira aconteceu visivelmente para todo o país com o lançamento da música Maracatu Atômico, que alcançou todas as regiões. Isso trouxe um pouco mais de visibilidade e também interesse da população em geral. Hoje, todos param para apreciar toda a apresentação.
Curiosidades sobre o Maracatu
Por se tratar de uma cultura bastante específica, muita curiosidade gira em torno dela. Quanto mais as pessoas conhecem, mais querem saber sobre. Veja a seguir alguns detalhes que encantam:
- Nações: como há diversos grupos de maracatu, que contam suas próprias histórias e imprimem sua própria identidade, grupos foram formados. Cada um desses grupos é denominado como uma Nação.
- Instrumentos: a escolha dos instrumentos não é aleatória. Cada um deles tem origem africana, trazido junto da história de um povo e, portanto, são comumente confeccionados à mão pelo próprio grupo.
- Tradição: ela é mantida viva porque o ritual é passado de geração para geração. A ideia é não deixar a história se perder e recontá-la para os descendentes.
- Religião: algumas nações mantêm ligações religiosas, outras não. Essa não é uma condição obrigatória, mas é comum e bem aceita entre todos.
- Mulheres: originalmente, a dominância do maracatu era masculina. Mas, com o passar dos tempos, ficou cada vez mais fácil e normal encontrar mulheres no maracatu, inclusive em posições de liderança ou até mesmo na percussão.
Como participar das atividades de carnaval com maracatu
Se você é novato no carnaval pernambucano, deve estar se perguntando se é possível participar do maracatu enquanto estiver por lá. A resposta simples é sim, mas há diversas formas de fazer isso:
- Como plateia: para quem só deseja admirar, as Nações desfilam pelas ruas de Recife e Olinda com espetáculos cheios de música e dança.
- Em oficinas: algumas organizações, com o intuito de propagar a cultura maracatu, disponibilizam oficinas de percussão e dança. Elas costumam ocorrer durante o ano e têm como intenção preparar novos integrantes.
- Em centros culturais: é possível acompanhar um pouco da história do maracatu em lugares como o Paço do Frevo, que possui exposições referentes ao tema.
Os instrumentos geralmente são feitos artesanalmente pelos próprios participantes.
Batida do coração: noções importantes sobre o maracatu
Qual é a origem do Maracatu?
Originado na história das coroações africanas dos reis e rainhas do Congo, o maracatu conta uma história que passa de pai para filho e se perpetua até os dias atuais por tamanha importância.
É possível aprender a tocar instrumentos de maracatu?
Sim. As Nações, como são chamados os grupos de maracatu, promovem oficinas onde ensinam um pouco sobre a cultura enquanto instruem a prática do manejo dos instrumentos musicais. Através dessa prática, novos participantes podem surgir e integrar o maracatu.
O maracatu acontece apenas no carnaval?
Não. Apesar de chamar muito a atenção durante as festividades carnavalescas, o maracatu é uma manifestação cultural que pode ser encontrada ao longo do ano em diversos festivais e até mesmo celebrações religiosas.
Qual a importância do apoio ao maracatu?
Apoiar o maracatu é reconhecer uma história poderosa e sustentar o seu lugar na cultura do país. Você pode fazer isso comparecendo nos eventos, participando das oficinas ou mesmo divulgando a cultura e os grupos. Algumas Nações também produzem produtos que podem ser adquiridos como forma de apoio.
Qual a importância dos personagens do maracatu?
Cada personagem possui uma relevância própria. A junção de todos eles permite que a história seja contada da melhor maneira possível.
Quais os instrumentos mais usados no maracatu?
Há a junção de muitos instrumentos para formar o maracatu, mas os principais são tambores como alfaias, caixas, gonguês e agbês. Dependendo da Nação, podem ainda ser utilizados instrumentos metálicos e de sopro, como trombones e clarins.