Bell Marques é uma verdadeira lenda da música brasileira. Tendo iniciado sua carreira na década de 80, ele é um dos responsáveis por popularizar o Axé Music no Brasil. E aqui vamos apresentar os pontos mais importantes sobre a carreira desse artista.
Falaremos sobre Bell Marques melhores canções, a importância de Bell para o carnaval de Salvador e muito mais. Confira a seguir.
Tabela de conteúdo
As redes sociais de Bell Marques
- Instagram: https://www.instagram.com/bellmarques/
- Twitter: https://x.com/bellmarques
- Facebook: https://www.facebook.com/OficialBellMarques/
- Youtube: https://www.youtube.com/@BellMarquesOficial
Bell Marques história e carreira
Washington Bell Marques da Silva, nasceu em 5 de setembro de 1952 em Salvador, onde reside até hoje. Contar a história de Bell é pular imediatamente na música, pois ele começou a carreira bastante cedo, como veremos a seguir.
Início na música
Bell começou a se interessar pela música na adolescência por influência de seus irmãos Wilson e Wado, com os quais formaria a banda Chiclete com Banana mais tarde. Antes disso, ele chegou a participar de pequenos grupos que não chegaram a fazer muito sucesso. Inclusive, a primeira vez que ele subiu em um trio, em 1979, não foi com o Chiclete, mas com o Trio Tapajós, no bloco Traz os Montes.
Scorpius
Pode parecer surreal para algumas pessoas, mas a verdade é que o primeiro grupo sério de Bell foi uma banda de rock chamada Scorpius. A ideia da banda era tocar clássicos do rock de outros artistas populares na época, como Paul McCartney.
Chiclete com Banana e o sucesso
Na década de 80, as músicas de carnaval estavam em alta e o grupo Scorpius decidiu experimentar com outros gêneros musicais, como forró e reggae. Essa mistura diferente foi o que deu origem ao nome “Chiclete com Banana”. Esta mudança fez uma diferença enorme na aceitação do público e Chiclete com Banana rapidamente começou a fazer sucesso no Brasil.
Saída do Chiclete com Banana
Após vender milhões de discos e se apresentar por décadas com a banda Chiclete com Banana, Bell Marques chocou os brasileiros em setembro de 2013, quando anunciou que o carnaval de 2014 seria o último com a banda. De acordo com o próprio Bell, o motivo para a saída foi o desgaste e infelicidade. O cantor afirmou que os demais membros da banda sequer tinham interesse em ensaiar, algo compreensível considerando que o grupo já tinha mais de 30 anos de carreira.
Carreira solo
Após fazer algumas apresentações de despedida com o Chiclete com Banana no carnaval de 2014, Bell não perdeu tempo e começou sua carreira solo nesse mesmo carnaval. A primeira apresentação aconteceu no Bloco Vumbora! que desfilou no circuito Barra-Ondina.
Prêmios e grandes conquistas
Os trios elétricos Bell Marques estão entre os mais esperados do carnaval de Salvador até hoje. Confira a seguir alguns dos feitos mais marcantes da carreira do cantor que o fizeram ter o status que tem atualmente.
Milhões de cópias vendidas com o Chiclete com Banana
Estimativas recentes apontam que Chiclete com Banana vendeu cerca de oito milhões de cópias. Um número surpreendentemente alto para o gênero Axé Music. Basicamente, o que Bell fez com o Chiclete foi furar a bolha do Carnaval de Salvador e alcançar o sucesso em outras regiões do país, como Rio de Janeiro.
Mais de quarenta carnavais entre Chiclete com Banana e Bell Marques solo
Quando Bell Marques saiu de Chiclete com Banana, ele já tinha se apresentado em mais de 30 carnavais, um número que poucos artistas conseguiram alcançar. Um detalhe importante é que Bell sempre se apresenta nos circuitos principais do carnaval, como o Barra-Ondina.
Bell Marques melhores canções
A quantidade de sucessos na carreira de Bell Marques é absurda. O cantor pode fazer uma apresentação inteira só com hits. Seria necessário um artigo enorme para apresentar todos os seus sucessos, portanto, vamos apresentar apenas uma pequena parte deles a seguir.
● Diga que valeu (2001)
Essa música é um hino do Carnaval de Salvador. Tem uma letra mais romântica, mas pode ser entendida como uma carta de amor da banda Chiclete com Banana para os seus fãs. Com cerca de 50 milhões de visualizações, é a música mais popular de Bell no YouTube.
● Não vou chorar (2004)
Apesar de ter sido lançada em 2004, essa música chama a atenção por ter uma letra que parece ser uma despedida. Alguns anos mais tarde, na despedida de Bell do Chiclete, ela foi tocada e emocionou a multidão.
● Selva branca (1987)
Esse é mais um hino do carnaval. A música conta com uma introdução marcante e tem uma letra que emociona até hoje. Foi um dos primeiros sucessos de Chiclete com Banana e é tocada até hoje por Bell.
O que pouca gente sabe sobre Bell Marques
Confira algumas curiosidades sobre Bell Marques que ainda não foram discutidas aqui.
Qual é a idade de Bell?
Bell Marques nasceu em 5 de setembro de 1952, o que quer dizer que ele fará 73 anos em 2025. Apesar da idade avançada, Bell não aparenta ser um idoso. Inclusive, ele é visto regularmente fazendo corridas pelas ruas de Salvador.
Bell Marques tem carreira internacional?
Ele chegou a se apresentar em outros países, como os Estados Unidos, mas nunca teve tanto sucesso no exterior quanto teve no Brasil.
Bell Marques é parente de Ivete Sangalo?
Isso é um erro que muita gente pode cometer, pois ambos são símbolos do Carnaval de Salvador, mas a verdade é que eles não são parentes. São apenas amigos e companheiros de profissão.