O carnaval é, com certeza, o maior evento cultural brasileiro. Uma comemoração que inclui boa parte dos cidadãos e reúne milhares de pessoas do mundo todo, já é um marco na história do país.
Apesar de ter muitas vertentes, os blocos de carnaval certamente ganham o coração dos foliões. Em especial na festa de rua carnaval Pernambuco, a manifestação de cada componente tem espaço e ganha vida. É possível participar em diversas cidades, nos mais variados estados, e encontrar diversão em todos eles. Cada bloco costuma ter uma temática, esbanjando música e autenticidade, todas demonstrando, igualmente, a cultura do Brasil.
Tabela de conteúdo
O que há nos blocos de rua
A animação é sempre o principal fator existente nos blocos de rua, mas há muitos outros característicos que podem ser observados. Conheça os principais deles:
- Abadás ou fantasias: cada bloco possui suas próprias regras, então há bastante variedade. Alguns liberam a fantasia, outros designam um tema e há ainda os que se unificam com um abadá, uma espécie de uniforme para que os membros daquele grupo possam se identificar.
- Trio elétrico: antigamente era mais comum nos blocos do nordeste, mas rapidamente se popularizou e hoje é possível ir atrás do trio elétrico em todos os cantos do Brasil. A animação é garantida por um caminhão com som geralmente ao vivo que anima os foliões do início ao fim do caminho.
- Bateria: alguns blocos de rua contam com uma bateria que acompanha a folia. Ela é composta por um grupo de percussão que empolga tocando marchinhas de carnaval.
Como surgiram os blocos de rua
Se você é brasileiro, deve achar que os blocos existem desde sempre, afinal, esta é a nossa realidade. A maioria da população já nasceu com o povo na rua, pulando e dançando no carnaval.
Mas isso tudo teve uma origem, que aconteceu por volta do século XIX. Foi nessa época que os primeiros foliões passaram a tomar as ruas, cantando e pulando. Essa é uma tradição também vista em comunidades europeias e até mesmo africanas, mas que se desenvolveu com suas próprias características por aqui.
No Rio de Janeiro, por exemplo, no século XX, os blocos de rua tiveram um início marcado com grupos como o Cordão da Bola Preta. Amigos que se juntaram para brincar, acabaram dando início a uma tradição que se perpetua até os dias atuais.
Em Salvador, o surgimento desse tipo de manifestação ainda se consagrou com a junção do trio elétrico, um elemento que engrandeceu os blocos e trouxe ainda mais atenção. Outros componentes como os bonecos de Olinda agregaram ainda mais brilho aos grupos, trazendo o foco para esse tipo de corrente.
O carnaval de rua nas principais cidades do Brasil
Quase todas as cidades possuem algum tipo de comemoração do carnaval, mas algumas realmente se destacam. Conheça um pouco mais sobre os grandes alvos carnavalescos nacionais e descubra quais os melhores blocos do carnaval recife:
- Rio de Janeiro: talvez o carnaval de rua mais televisionado do país, o Rio se destaca com blocos que carregam milhares de foliões.
- São Paulo: na cidade mais comentada do país, os blocos de rua não são a principal mira dos holofotes. Há uma disputa de espaço com os desfiles das escolas de samba, mas, mesmo assim, os blocos de rua seguem firmes com grupos como Acadêmicos do Baixo Augusta e o Bloco da Favorita.
- Salvador: a capital baiana transpira o ritmo carnavalesco e é nessa época do ano que tudo vira festa. Grupos como Bloco Eva e o Bloco Timbalada carregam multidões atrás do trio.
- Recife: com a introdução do frevo na cultura local, o carnaval pernambucano insere esse ritmo e também o maracatu em movimentos surpreendentes. É Recife o palco do maior bloco do mundo, o Galo da Madrugada. Não deixe de conhecer os blocos de rua carnaval recife.
Curiosidades sobre os blocos de rua
- O maior bloco de rua do mundo é brasileiro. O Galo da Madrugada reuniu 2.5 milhões de pessoas em um único evento.
- O carnaval de Salvador é um grande impulso econômico local. A estimativa é de que quase R$2 bilhões sejam movimentados nessa época do ano.
- Em Olinda, os blocos são acompanhados por bonecos gigantes. A festa começa muito antes do que o indicado no calendário, mantendo a chama acesa por ainda mais tempo. Os blocos de rua olinda são únicos e muito diferenciados.
Como participar dos blocos de rua
Cada bloco de rua é único, podendo ter regras particulares para a adesão. Mas algumas recomendações valem para todo folião, em qualquer bloco que estiver:
- Escolha o seu bloco: vale pesquisar na internet e ouvir a opinião de amigos. Aqui o mais importante é encontrar um lugar onde você se sinta feliz em participar.
- Fique atento às roupas: embora não seja unanimidade, alguns blocos só permitem o acesso com o uso de abadá. Verifique se a sua escolha permite fantasia ou requer o uso do uniforme para participar.
- Chegue cedo: quando a muvuca começa, não é fácil chegar, então programe-se e não corra o risco de não conseguir adentrar ao bloco.
- Cuide da segurança: hidratação, proteção solar e cuidado com seus pertences são essenciais. Não esqueça nenhum deles.
- Carnaval é lugar de respeito: tenha em mente que a diversão não é bagunça. Respeitar os outros foliões é regra geral!
Blocos de rua: escolha a sua fantasia e divirta-se no carnaval.
Central de dúvidas dos blocos de rua
É preciso pagar para ir a um bloco de rua?
Na maioria das vezes, os blocos de rua são gratuitos e abertos ao público em geral. Porém, alguns deles exigem a compra do abadá para a participação. Confira as regras do bloco escolhido e aproveite os blocos gratuitos recife olinda.
A fantasia é obrigatória nos blocos de rua?
Apesar de fazer parte da brincadeira, a fantasia não costuma ser obrigatória. Apenas os blocos com abadá que tendem a exigir a obrigatoriedade de uma roupa pré-definida.
Quem organiza os blocos de rua?
Alguns blocos surgiram de organizações entre amigos, mas atualmente, é muito comum encontrar blocos organizados por associações ou até mesmo por grupos musicais.
Existe apenas um tipo de bloco de rua?
Não. Os blocos podem ser dos mais variados tipos, sendo embalados por marchinhas de carnaval, samba, axé, maracatu ou frevo. Há blocos para todos os gostos.
Os blocos são uma exclusividade do carnaval?
Ainda que sejam particularmente mais conhecidos nessa época, em algumas regiões os blocos de rua podem programar manifestações fora de época, reunindo os foliões em várias épocas do ano.
É seguro ir a um bloco de rua?
Os órgãos fiscalizadores intensificam bastante os cuidados em épocas de carnaval. Dessa maneira, a festa pode ser curtida com muito mais tranquilidade. Mas tome cuidado e não vá com objetos de valor para a comemoração.