Malê Debalê: Cultura e resistência no Carnaval de Salvador

A origem do Malê Debalê

Criado em 1979, por um grupo de jovens no bairro de Itapuã, o Malê Debalê foi fundado originalmente pelo desejo de que o bairro pudesse participar do Carnaval de Salvador, e hoje é um dos maiores blocos afro do Brasil. Com uma história pautada na resistência cultural dos blocos afro e valorização da negritude e suas tradições, o bloco se inspirou na população descendente dos Malês, povo de origem africana e religião muçulmana que lutou na Revolta dos Malês no Brasil em 1835.

integrante male debale desfilando ruas salvador

“O Malê Debalê foi considerado pelo The New York Times como o maior balé afro do mundo”

O nome do bloco foi escolhido na intenção de significar “negros felizes” em yorubá, já que o grupo achava que “bali” (de Debalê) significava “felicidade” no idioma.

O Malê Debalê é um bloco ativo nas redes sociais, sempre postando informações e convidando a população soteropolitana para fazer parte dos seus ensaios e eventos. Seguem abaixo os perfis oficiais do bloco nas principais redes sociais:

A história do Malê Debalê no Carnaval de Salvador começa nos anos após a sua fundação, quando consolidou seu estilo musical e se tornou uma das principais referências na incorporação de elementos afro em sua composições. Considerado pelo jornal The New York Times como o “maior balé afro do mundo”, o bloco inspirou cantores de renome nacional como Carlinhos Brown e Margareth Menezes com seu ritmo e energia.

Além de se apresentar no país e conquistar o público nacional, após anos sem um representante brasileiro no festival, o bloco Malê Debalê foi um dos escolhidos para representar o Brasil na programação do New Orleans Jazz & Heritage Festival em 2013, um dos festivais de música mais tradicionais no mundo. A apresentação em solo internacional foi uma oportunidade de levar a percussão baiana para outras culturas e divulgar a cultura afro-brasileira, fortalecendo seu legado musical.

Concurso “Negro e Negra Malezinho”

O grupo promove todos os anos o concurso “Negro e Negra Malezinho”, como uma forma de simbolizar a resistência e o pertencimento à cultura afro desde a infância. Os ganhadores representam o Malê Debalê ao longo de todo o ano e participam do desfile oficial do bloco, bem como de diversos eventos e atividades culturais e sociais, levando consigo o orgulho e a essência da cultura afro-brasileira.

vencedores concurso negro negra malezinho

Neste ano, o evento aconteceu no dia 9 de fevereiro na sede do bloco, coroando como  vencedores Paulo Henrique e Lara Lavyne.

O impacto do Malê Debalê na sociedade vai muito além das festividades de carnaval. O bloco é responsável por projetos sociais como o “Malezinho”, voltado para crianças de 7 a 14 anos, bem como o convênio “Escola, Arte e Alegria”, assinado com a Secretaria Municial de Educação e Cultura – SMEC e voltado para a troca de experiências do ensino formal da rede pública municipal com a educação étcnica cultural do Malê Debalê na comunidade afro do bairro de Itapuã.

integrantes bloco vestidos cores male debale

O grupo possui diversas músicas que fizeram (e ainda fazem) sucesso entre os foliões, notadamente as destacadas a seguir:

“Malês a Insurreição” (2019)

Música que fala sobre a Revolução dos Malês de 1835, fato histórico que inspirou a criação do bloco

“Essência do Amor” (2019)

Assim como grande parte das músicas do bloco, fala sobre o amor pelo bloco.

“No Domingo” (2019)

Música que ressalta o amor em fazer parte do bloco.

Visão geral sobre o bloco

Qual a importância do Malê Debalê para o Carnaval de Salvador?

O Malê Debalê é um dos blocos afro mais famosos do Brasil, arrastando multidões pelas ruas por onde passa no Carnaval de Salvador. Destaca-se por exaltar o amor pela cultura afro-brasileira através da música e da dança, e ressalta o sentimento de pertencimento e amor por fazer parte do bloco.

Além da música, como o Malê Debalê impacta a comunidade afro de Salvador?

Além da música e da dança, o bloco promove importantes projetos sociais e educacionais. Além de oferecer cursos de percussão, dança e história da cultura afro-brasileira, o bloco é responsável por projetos sociais como o “Malezinho” e o convênio “Escola, Arte e Alegria”, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Cultura – SMEC.

Como o Malê Debalê influenciou artistas e grupos musicais da Bahia?

O bloco teve grande impacto na música baiana, servindo de inspiração para artistas famosos como Carlinhos Brown e Margareth Menezes. A percussão e a valorização da cultura afro-brasileira características do Malê Debalê ajudaram a moldar o samba-reggae e o axé no cenário músical baiano.

realm of the gods jackpot carnaval bodog
golden buffalo hot drop jackpot carnaval bodog
lawless ladies return jackpot carnaval bodog
a night with cleo jackpot carnaval bodog
oasis dreams jackpot carnaval bodog
777 deluxe hot drop jackpot carnaval bodog
Rolar para cima